quarta-feira, 16 de novembro de 2011

COLUNA SEMANAL FELIPE SOARES

Quais são as suas músicas?

Na última coluna escrevi sobre a importância das sequência de movimentos (Kuen To). A pergunta que ficou provavelmente é "como eu faço esse estudo?".

Essa é um ótima pergunta e pode ser feita diretamente aos movimentos. Afinal, a ordenação deles dentro da sequência fornece indícios fundamentais para guiar o estudo.

Cada movimento se relaciona diretamente com o movimento anterior e o posterior. Mas isso é apenas o começo, já que esse mesmo movimento se relaciona indiretamente com todo o restante da sequência e com a totalidade do Sistema Ving Tsun.

Com tantas relações sobrepostas, pensar em uma simples questão de "certo" ou "errado" torna-se algo limitante. É preciso apreciar a coerência do todo em conjunto com o potencial de variação de cada movimento.

Nesse universo de relações, a mudança na qualidade da energia de um só movimento pode transformar a sequência inteira. E tudo começa de novo. Mas o ganho do processo fica.

O vídeo abaixo é sobre outra arte (a música), mas é bom exemplo de como uma mesma sequência de movimentos (ou notas) pode ser apreciada de diferentes maneiras quando pensamos nas relações que existem dentro de um sistema.

CLIQUE "AQUI"

FELIPE SOARES "MOY FEI LAP"
Membro e Tutor no Núcleo Barra-RJ
da Moy Yat Ving Tsun Rio de Janeiro
Discípulo de Mestre Leo Imamura

Nenhum comentário:

Postar um comentário