quarta-feira, 9 de novembro de 2011

COLUNA SEMANAL DE FELIPE SOARES

"Conteúdo Principal"


A relação Sifu-Todai é o alicerce da família Kung Fu. Isso não significa que as outras relações são dispensáveis. Longe disso. No entanto, é a vivência com o Si Fu que ajuda a definir a dinâmica dos outros laços criados dentro do processo do Ving Tsun.

De forma semelhante, o conteúdo principal da nossa arte é o estudo das sequências de movimentos. Apesar da lógica dos "Kuen To" ser muito diferente da nossa cultura baseada em livros, eu gosto de usar a comparação da ordenação de técnicas que estudamos com um "livro escrito no ar".

Mergulhar nas possibilidades de variação desse livro é ponto de partida para acessar a lógica do Ving Tsun. É importante lembrar disso pois a nossa natureza competitiva pode nos desviar do caminho. Não é incomum ver alguém transformar um dispositivo de estudo em uma disputa onde só pode existir um "vencedor".
Os movimentos executados são apenas a parte visível de um processo muito mais rico que não precisa necessariamente ter um lado "derrotado". Quando você for praticar com um irmão Kung Fu, o desafio mais difícil é achar a sintonia onde todos conseguem ganhar.


por Felipe Soares "Moy Fei Lap"
Discípulo de Mestre Leo Imamura
Tutor e Membro do Núcleo Barra-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário