quarta-feira, 19 de outubro de 2011

COLUNA SEMANAL DE THIAGO PEREIRA

Por

Thiago Pereira "Moy Fat Lei"
Discípulo de Mestre Julio Camacho
 Membro do Núcleo Barra-RJ
Diretor da Unidade Méier-RJ






"RELAÇÃO MESTRE E DISCIPULO NOS FILMES"

A Relação Mestre-Discipulo tão apreciada no Ving Tsun, aparece também em  filmes que não são do genero "artes marciais". Como vemos abaixo nesta  interessantissima cena:



SINOPSE:A cena acima é do filme NORTHSHORE de 1986. Aqui no Brasil se chama "SURF NO HAVAÌ".
O filme conta a história de Ricky Kane, que é do Arizona e depois de ganhar um premio viaja para o Havaí. Chegando lá é roubado e depois de muita confusão, é convidado a viver com o maior shaper do Havaí, o "Surfista de Alma" Chandler. Que em troca da moradia , pede a Ricky que desenhe a nova logo de sua oficina. E ricky acaba aprendendo tudo sobre Surf,o mar ,pranchas e a arte de shapear.

Grão-Mestre Moy Yat disse certa vez: 
"Se você passa 10 anos com seu Mestre buscando só técnicas, e no futuro você tem um discípulo que fica com você por 20 anos. O que você passará para ele nos 10 anos seguintes quando acabarem as técnicas?"


"Não-Método"(不法) e "Método do Coração" (心法)


Mo Faat("Não-método") , é a maneira pela qual, o Mestre transmite não somente técnicas, mas o "Pensamento por detrás do Kung Fu" a seu discípulo através de diversas situações, criando cenários favoráveis para desenvolver sua "humanidade"( 仁 ), dentro do que Grão-Mestre 
Moy Yat chamou de "Vida Kung Fu" (Saam Faat).


Um método com raizes no conceito do budismo chinês onde o discípulo aprende com o Mestre apenas estando junto. Sem um método específico (Mo Faat 不法) .




Mestre Julio Camacho, responsável pelo Núcleo Barra-RJ e pelo Mo Gun de sua Família Kung Fu no bairro do Méier. Prepara os quadros ancestrais(Saam Wai) durante visita a Nova York.


Na cena do filme acima, graças ao fato de ir morar com Chandler, Ricky Kane tem a possibilidade de aprender a surfar. Onde é importante observar, que antes de pegar na prancha, Chandler o leva a conhecer melhor o mar. O personagem principal de seu esporte.


Por morar no Brasil, nos períodos em que ia aos EUA praticar, Mestre Leo Imamura, chegava a passar dias e noites na casa de seu mentor, Grão-Mestre Moy Yat. Seu grau de vinculo foi tão grande, que chegou a ser tratado como membro da Família, e exatamente nesses momentos e em muitos outros, seu entendimento do Ving Tsun cresceu.

Mestra Ursula Lima, diretora do Espaço da MYVT em Copacabana, acompanha seu Si Hing, 
Mestre Julio Camacho e seu Mestre Leo Imamura em lanche na orla do Rio de Janeiro.

No filme, vemos que Ricky Kane  acompanha Chandler até a oficina e enquanto varre, aprende mais sobre shape e sobre pranchas. Assim , você percebe que o simples fato de surfar já engloba uma série de conhecimentos anteriores a pegar na prancha e cair na água.

Esse vínculo que extrapola as técnicas, cria uma relação que não está mais preocupada com graduação ou técnicas,pois está fadada a uma natureza vitalicia, onde a integração Mestre-Discipulo não se confina mais apenas até a porta do local de prática. 
Como na foto,na qual Mestre Leo Imamura está prestigiando o casamento de sua discípula 
Mestra Ursula Lima.


  • Nos dias 28,29 e 30. Mestre Leo Imamura estará no Rio de Janeiro para várias atividades de "Vida Kung Fu" , nas quais os praticantes poderão vivenciar a lógica da estratégia chinesa por outras vias!






Esta é uma ótima oportunidade para você entender esse 
processo descrito neste artigo na prática!








Nenhum comentário:

Postar um comentário