terça-feira, 18 de outubro de 2011

COLUNA SEMANAL DE FELIPE SOARES

. Felipe Soares "Moy Fei Lap"
Discípulo de Mestre Leo Imamura
Membro do Núcleo Barra - RJ








"ELOS"
TEXTO REVISADO POR MESTRE JULIO CAMACHO 

É natural que uma Família Kung Fu seja marcada pelo estilo do Si fu que a lidera. Ele é a referência que guia cada to dai no caminho do Ving Tsun.

No entanto, o próprio Si fu é apenas mais um elo em uma grande corrente da história do Ving Tsun. Sua força está exatamente em reconhecer a importância dessa história e se colocar como elemento de ligação entre as gerações passadas e as gerações futuras do estilo.

Estudar a nossa genealogia é reconhecer o papel de cada elo da nossa corrente. Descobrir como cada geração usou o melhor das suas possibilidades e de sua época para permitir que o Ving Tsun florescesse.

Estudar nossa genealogia é ver que existem diversas formas de preservar uma arte tão refinada. Ao mesmo tempo, mais do que pensar nas diferenças, é fundamental enxergar a essência que liga todas as variações. Assim, quando chegar a nossa vez, teremos referências para descobrir como continuar essa tradição e nos tornarmos também mais um elo.

Foi numa conversa com meu Si fu Leo Imamura que ouvi pela primeira vez essa visão da genealogia. Mais do que histórias e símbolos, nossos ancestrais também podem ser um dispositivo para estudar o presente e o futuro da salvaguarda do Sistema Ving Tsun.

Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, Mestre Leo Imamura estará no Rio de Janeiro e uma das atividades programadas é o estudo da genealogia. Esperamos encontrar vocês para pensarmos juntos a nossa história e imaginarmos como serão as próximas gerações.

NÚCLEO RIO DE JANEIRO
(BARRA/MÉIER/COPACABANA)
3150-5148


Nenhum comentário:

Postar um comentário