quinta-feira, 24 de novembro de 2011

COLUNA SEMANAL DE FELIPE SOARES

Componente e Conteúdo

Uma das características do estudo do Sistema Ving Tsun que mais aprecio é a capacidade do "todo" se transformar a partir da melhor compreensão de apenas uma pequena "parte". As oportunidades para ter esse tipo de "insight" podem surgir a qualquer momento. Desde que você esteja atento, é claro.

Acompanhando uma sessão de estudo do Siu Nim Tau com o Mestre Julio Camacho, tive a oportunidade de ouvir sua visão e enriquecer a minha compreensão sobre a diferença entre "componente" e "conteúdo" no Sistema Ving Tsun.

Mais do que uma questão de escolha de palavras, estudar a forma como as línguas se manifestam é um bom caminho para compreender as variações entre diferentes culturas. No caso da nossa cultura, a precisão das palavras é fundamental para expressar a riqueza de significados que as combinações dos ideogramas da escrita chinesa proporcionam.

Para denominar uma parte do Sistema, a palavra "componente" parece mais adequada. Ela passa uma ideia de neutralidade que é necessária quando falamos do Ving Tsun como listagem. A palavra "conteúdo" talvez se encaixe melhor no processo que cada um desenvolve quando acessa essa listagem.

Somente essa escolha de palavras já mudaria os posts anteriores, mas eu não vou reescrever todas as colunas sempre que eu mudar de ideia. Seria um trabalho eterno lutar contra a natureza da escrita de retratar um momento. No entanto, nada impede vocês de ler as mesmas palavras com outros olhos.

Sempre existe espaço para ampliar a nossa compreensão, basta estar atento para aproveitar.

. E amanhã, para variar um pouco, tudo pode mudar de novo.

-- 
FELIPE SOARES "MOY FEI LAP"
DISCÍPULO DE MESTRE LEO IMAMURA
MEMBRO E TUTOR DO NÚCLEO BARRA-RJ
DA MOY YAT VING TSUN

Nenhum comentário:

Postar um comentário