terça-feira, 21 de junho de 2011

O INÍCIO DA FAMÍLIA MOY LIN MAH

O Hoi Kuen da Família Moy Lin Mah.

Mun Paai (門派) é o termo que os chineses usam para designar a Família Kung Fu. O Mun Paai (門派) representa uma corrente crescente de uma torrente de idéias. Uma abordagem particular das Artes Marciais,através do tempo, no qual a "ramificação"(Pai 派) diz respeito a distinção dos ensinamentos que ocorrem como insights passados de mestre para discípulo,geração após geração.

O Mun Paai (門派) tradicional não cultiva apenas a habilidade em combate com ou sem o uso de armas,mas também a preservação do conhecimento ancestral.

Mestra Ursula Lima(foto acima) começou sua trajetória no Sistema Ving Tsun em 1995. Discípula de Mestre Leo Imamura, ela é também responsável por um grande marco no Clã Moy Yat Sang: Ela não só é a primeira Mestra Qualificada deste Clã, como também, de toda a América Latina.

A Feminilização da Guerra:

A  Fundação   do   Sistema   Ving   Tsun  por   
Yim Ving   Tsun   é   uma   atribuição   reconhecida   por
gerações de detentores desse sistema. Este fato remete a um pensamento estratégico chinês
de mais de 4.500 anos: a feminilização da guerra.

Segundo palavras de Mestre Leo Imamura :

"A inteligência estratégica é mais do que identificar um cenário; é saber explorá-lo e se adaptar à situação.No calor do conflito, é preciso ouvir o outro, ou seja, é necessário uma “feminilização” da guerra. Isso não se refere ao gênero feminino ou às mulheres, mas à energia yin, que está ligada a essa capacidade receptiva de ouvir o outro."



Tendo a fundação do Sistema Ving Tsun sido atribuída a Yim Ving Tsun, uma mulher, a titulação de 
Ursula Lima como Mestre Qualificado, é bastante simbólica e vantajosa para estes que são os primeiros membros de sua Família Kung Fu, bem como, para os futuros, de conhecerem a fundo o conceito de Atenção Cuidadosa, característico desta Feminilização da Guerra através da transmissão de uma Mestra.


(Mestra Ursula em momento descontraído com Grão-Mestre Moy Yat.)

A  Transmissão   do   Sistema   Ving   Tsun     é  iniciada  a   partir   da  inclusão   na   familia   kung   fu
detentora desse sistema, fato que possibilita o acesso aos domínios do Sistema Ving Tsun e o
consequente cultivo da inteligência marcial. 

O momento que o praticante é admitido na Familia Kung Fu, é caracterizado pelo Hoi Kuen(開拳).Onde "Hoi" significa "abrir" e "Kuen" nesse contexto "Sistema" ou "Estilo".

Assim,num momento histórico, os primeiros membros admitidos na Família Moy Lin Mah como Marilia Carvalho(foto acima) terão acesso ao Sistema Ving Tsun sob a tutoria de Mestra Ursula Lima.

O Hoi Kuen é simbolizado pelo momento em que o Mestre demonstra para seu aluno a primeira parte da primeira sequência de movimentos do Sistema denominada Siu Nim Tau.
Esta "sequência" , é melhor denominada como "Componente Principal". Este é a listagem de dispositivos corporais de combate simbólico que
caracterizam originalmente um domínio.
Inez Viegas foi mais uma praticante que compõe este 
primeiro grupo de admitidos na Família Moy Lin Ma.

Caio Amado é o terceiro praticante adimitido na Família Moy Lin Ma com apenas 13 anos.

(cena do filme "O Grande Mestre 2")

Na cena acima de "O Grande Mestre 2", Ip Man(Donnie Yen) aguarda paciente a chegada de um primeiro aluno logo após fugir para Hong Kong. Na vida real, patriarca Ip Man foi apresentado a Leung Sheung, que tornou-se seu primeiro discípulo em Hong Kong. 
Na foto acima, tirada no início dos anos 50, vemos Ip Man sentado ao centro, com seus primeiros alunos. Ao seu lado esquerdo está Leung Sheung. 
Quando esta foto foi tirada, poucos poderiam imaginar a proporção que o Ving Tsun de Ip Man tomaria mundialmente décadas mais tarde. E como alguns nomes presentes nessa foto, ou que chegariam depois  como Grão-Mestre Moy Yat, ficariam marcados para a história.


Por isso , é muito importante celebrar este momento de Mestra Ursula, e pontuar o marco histórico que este primeiro grupo formado também por praticantes que logo se tornarão membros da Família Moy Lin Mah, como no caso de Leonardo(que esteve presente)  estão escrevendo.

Porém, grão-Mestre Moy Yat disse certa vez que "...Estamos escrevendo a história todos os dias..."


NÚCLEO RIO DE JANEIRO
(BARRA/IPANEMA/MÉIER)
(21)31505148

Nenhum comentário:

Postar um comentário